Literatura Recomendada Budismo & Yoga

Meditation – Body & Mind Connection

Por Bhante Yogavacara Rahula

(Bhavana Society)

Os budistas têm geralmente assumido que o corpo não é tão importante para o prática da meditação, a meditação acaba dizendo respeito apenas à mente. Depois de experimentar muita dor e sonolência durante um bom período do início de sua prática de meditação, muitos meditantes sentem que “meditando mais, mas gostando menos,” eles ficam desanimados e pode interromper a prática. Depois de tentar yoga, com certos exercícios de respiração e flexão / alongamento oferecidos em muitos retiros eles obtém mais alento e esperança para o restabelecimento da sua prática. Eles começam a “meditar mais e se divertir mais.”

Há muito pouco escrito sobre a integração de Yoga com a meditação budista, sobre conexão mente-corpo. Este pequeno livro presta-se a preencher essa necessidade.

Neste link vídeos com Bhante Rahula e fotos de seus cursos e retiros no Brasil.

 

Mindfulness Yoga: A União Desperta da respiração, corpo e mente

Por Boccio Jude Frank

(Wisdom Publications)

Este livro é o primeiro a integrar a prática de asanas do Hatha Yoga com a prática da atenção plena do Buddhismo Theravada. Ela começa com uma introdução da atenção plena e as Quatro Nobres Verdades e depois evolui para trabalhar com os quatro fundamentos da atenção plena na asana. Se você está se aproximando do budismo a partir do yoga, esta é uma excelente maneira de começar.

 

THE TIBETAN BOOK OF YOGA: Ancient Buddhist Teachings on the Philosophy and Practice of Yoga

Por Geshe Michael Roach

Yoga chegou ao Tibete na Índia mais de mil anos atrás, e foi rapidamente absorvido.
Neste pequeno livro, os leitores descobrem o Coração do Yoga tibetano, que se desenvolveu ao longo dos séculos na tradição Gelukpa do Dalai Lama. O programa apresentado aqui combina exercícios de ioga tibetana popular com poses especiais e métodos de trabalho de dentro para dar um coração saudável e feliz.

Neste link uma resenha do livro, por Bo Montenegro.

 

How Yoga Works

Por Geshe Michael Roach e Christie McNally

Os segredos de como o yoga trabalha para nos fazer verdadeiramente todo são revelados aqui em uma história deliciosa com base em como esses ensinamentos preciosos alcançou Tibet formar sua casa em Portugal, mais de mil anos atrás.

Geshe Michael Roach é o primeiro ocidental em 600 anos para passar no teste rigoroso para o título de Geshe, ou Mestre do budismo, no Mosteiro Sera Mey tibetano, após 20 anos de estudo. Ele é graduado em honra da Universidade de Princeton e recebeu a Medalha Presidencial Scholar na Casa Branca. Geshe Michael é o autor de mais de 30 traduções de textos antigos, bem como livros como o best-seller internacional, o cortador de diamante e O Livro Tibetano do Yoga.Christie McNally é uma tradutor e professora de antigos textos tibetanos em sânscrito. Ela é graduada da Universidade de Nova York e tem treinado em mosteiros tibetanos no Nepal e na Índia. Ela é uma professora da Diamond Mountain University, e estudou yoga com alguns dos maiores mestres da Índia, tibetanos e ocidentais.  

 

A Sabedoria da Ioga: Um Guia do Buscador para uma Vida Extraordinária

Por Stephen Cope

(Bantam Books)

Stephen Cope é um psicoterapeuta e professor de longa data Kripalu Yoga. Neste livro, ele integra o insight do Buda sobre o sofrimento, na vida diária de uma série de amigos que são companheiros na prática do yoga. Ele oferece um ensinamento completo sobrepondo os sutras de Patanjali Yoga com o budismo Theravada e respeitando ambas as tradições. O livro fornece uma idéia de como você pode começar a incorporar a atenção plena na sua vida diária.

Os Yoga Sutras de Patanjali: Comentário sobre o Raja Yoga Sutras de Sri Swami Satchidananda

Por Hartranft Chip

(Shambhala)

O Yoga Sutra descreve como a mente cria o sofrimento e como acabar com esse sofrimento. Tradução de  Hartranft destes sutras é feita no contexto dos ensinamentos do Buda sobre o sofrimento e a pela atenção. Adotando essa abordagem, ele nos dá uma nova interpretação dos sutras e os torna muito compreensíveis. Este livro uma referência obrigatória para quem pretende integrar as duas tradições do budismo e yoga.