Materiais para Download

O zafu blog  tem 9 anos de atividades e neste tempo eu fui divulgando através de posts uma série de materiais gratuitos relativos à meditação, yoga e qualidade de vida. Estes textos chegavam a mim através de amigos ou pesquisas na internet.

Recentemente observei que muitos dos posts estavam com os links quebrados, ou seja, o site que disponibilizou o material gratuito saiu do ar, mudou o link ou algo assim. E então as pessoas acabavam não encontrando mais o conteúdo.

Para corrigir este problema optei por revisar os posts e colocar os arquivos correspondentes em uma área de downloads no zafublog. Assim fica garantido que o material estará sempre acessível.

Atualmente os materiais para download são os seguintes:

Yoga Sutras de Patanjali

Esta é uma tradução dos Sutras do Yoga, publicada originalmente em 1999 por Carlos Eduardo G. Barbosa, para uso de seus alunos. Uma tiragem de apenas 500 exemplares encadernados com espiral foi então produzida, e se encontra esgotada. 

Treinamento de Conscientização Corporal

Neste excelente livreto de Paul Linden, criador do BEING IN MOVEMENT® são ensinadas técnicas de conscientização corporal, voltadas à Não Violência.Entre estas técnicas ele aborda a importância da rotaçãopélvica, que sempre comento no zafu blog como essencial para uma boa postura meditativa. Para Paul, a postura estável proporcionada pela pelvis em anteversão proporciona uma base de poder no corpo queproporciona o fundamento para podermos agir de forma firme e pacífica. Este livreto contém 5 lições que podem ser facilmente incorporadas ao conjunto de ferramentas de trabalho de terapeutas corporais, instrutores de yoga ou instrutores de meditação.  

Superando a dor

Os relatos de alguém que participa de seu primeiro sesshim são sempre muito semelhantes no que se refere ao desconforto e dor física. Mesmo que a pessoa seja uma praticante regular ou mesmo professor de Yoga, ao sentar-se por 10 ou mais horas de meditação intensiva pode ser muito desconfortável. Sem querer desestimular… mas participar do seu primeiro (segundo, terceiro, …) retiro de meditação intensiva (3, 5, 10 dias) pode ser extremamente doloroso. Uma expectativa realista sempre ajuda, e orientações sobre como desenvolver uma atitude mental hábil para enfrentar o desconforto físico são sempre úteis… e não apenas para um retiro, mas também em um pós operatório, dores crônicas, etc…   

Como Meditar: um guia para a prática formal sentada, de Tara Brach. IMCW

Neste guia de 14 páginas, são abordados: Como Estabelecer uma Prática Diária Sentado / A Prática Básica da Presença Natural / Aprendendo a diferença entre Presença Natural e os “meios hábeis” ou suporte para a prática / Método RAIN (em português chuva) – curando o sofrimento emocional / Os Problemas comuns para Meditadores / Os 5 desafios clássicos (chamados obstáculos nos textos budistas) / Mantendo a Prática Diária.

Pronto para começar

Conselhos sobre como estabelecer uma prática diária de meditação em casa. Neste texto de três páginas o Mestre Zen Norman Fisher aborda: é possível meditar por sua conta própria? / o que pode ser feito para criar ritmo e regularidade na prática? / horário é importante? / meditação deve acalmar e focar a mente? /- obstáculos e auto-engano / esforço exagerado.

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registro

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Quanto houverem novos arquivos disponíveis no Zafu blog eu lhe avisarei, manterei contato!

Um abraço!

Flávio Zanotta