Namo Coca-Cola

“Mananat trayate iti mantrah”

Estava pesquisando para um trabalho sobre mantras quando encontrei este post do Shen Shi’na (The Daily Enlightment) comentando as declarações de Lee Kuan Yew ao the New York Times.

Segue abaixo, traduzido com autorização de Shen Shi’an, o post original se encontra aqui:

http://thedailyenlightenment.com/2010/09/will-any-mantra-do-for-you/

Pontos abordados:

Qualquer mantra serve para sua prática?

Budistas acreditam na transmigração da alma?

Como morrer em paz?

—-

Em uma entrevista de Lee Kuan Yew (Conselheiro do Ministro de Singapura) ao “The New York Times ‘ (http://theonlinecitizen.com/2010/09/transcripts-new-york-timesiht-interview-lee-kuan-yew/), ele conta ter ficado de tal forma impressionado com a serenidade de um amigo frente à doença e da morte de sua esposa, que isto o levou a aprender a meditar com seu professor católico. Nas palavras de Lee:

“A prática é ter um mantra que você fica repetindo no mais íntimo do seu coração, sem necessidade de vocalizá-lo continuamente durante todo o período de meditação. O mantra que nos foi recomendado foi um mantra religioso. Ma Ra Na Ta, quatro sílabas. Venha a mim ó Senhor Jesus.

Então eu disse: tudo bem, eu não sou católico, mas vou tentar.

Ele disse que você pode pegar qualquer outro mantra, budista “Om Mi Tuo Fo” [Amituofo], e ficar repetindo ele. Para mim, Ma Ra Na Ta é mais calmante. Então eu usei Ma Ra Na Ta. Você deve ser disciplinado. No final das contas, eu acho que isso me ajuda a dormir. Uma certa tranqüilidade cai sobre você. As pressões e as preocupações do dia são liberadas.”

No budismo, a recitação consciente, seja verbal ou silenciosa, é na verdade uma forma de meditação que auxilia o cultivo da calma e do discernimento. Mas a fé espiritual no significado das palavras recitadas é arbitrária ou opcional, como Lee sugere?

Sim… se o seu objetivo é criar paz mental – basta que as palavras escolhidas lhe sejam agradáveis ou não funcionarão para gerar paz. (Mesmo repetir “Namo Coca-Cola” é bom neste caso – se isso soar agradável para você!).

Não. .. se o seu objetivo é consolidar a fé correta e levar à liberação ou a um melhor renascimento. Neste caso deve haver fé na recitação e ela dever ser compreendida, ou não funcionará.

Isso não quer dizer os “mantras” baseiam-se na fé. (“Namo Coca Cola” não promete a libertação!).

Embora seja utilizado como se fosse um mantra “Amituofo” não é realmente um mantra, mas o nome do Buda Amita[bha], o Buda da Luz e Vida Infinita, a plena atenção devotada e unificada que, juntamente com a aspiração correta, conduz ao nascimento em sua Terra Pura, uma escola bem-aventurada (sem pressões e preocupações), onde se pode definitivamente “graduar-se” iluminado, para melhor ajudar os outros em sofrimento.

Lee também disse:

“Eu sou um agnóstico … Bem, o que está além, eu não sei. Ninguém jamais voltou … O budista acredita na transmigração da alma. Se você vive uma vida boa, a recompensa está na sua próxima existência, você será um bom ser, não um animal feio. É um pensamento confortante, mas minha esposa e eu não acreditamos nisso. Ela está acamada faz dois anos, impossibilitada de falar após uma série de derrames … Como faço para me consolar? Bem, eu digo que a vida é assim mesmo. Você não pode escolher como será seu futuro a menos que você vá tomar uma overdose de pílulas para dormir …”

No entanto, grandes mestres budistas, especialmente na tradição Vajrayana, têm a prática de retornar, com o reconhecimento de outros mestres, movidos pela compaixão para continuar as suas boas obras e guiar os seres à liberação. Os budistas não concordam com a “transmigração da alma”, pois a consciência de alguém muda nesta mesma vida e de vida em vida, é desta forma que podemos evoluir e involuir espiritualmente, adquirindo a forma de seres infernais, fantasmas famintos, asuras e devas. Podemos optar por morrer em paz quando praticamos bem o Dharma, e é um equívoco pensar que morrer durando o sono será asseguradamente algo pacífico, pois a morte é o próprio ato da consciência da pessoa, conscientemente deixar o corpo.

Fonte: http://thedailyenlightenment.com/2010/09/will-any-mantra-do-for-you/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply