Compartilhando sua prática com um Grupo de Meditação

Red Clay Sangha

 

Algumas vezes precisamos do apoio de um amigo que nos ajude a voltar a tocar as maravilhas da vida. “Uma refeição precisa de sopa, assim como a prática necessita de amigos” diz um provérbio vietnamita sobre a importância de se praticar com amigos. Tal comunidade de amigos e companheiros é chamada Sangha. No caminho da prática, precisamos do suporte dessa comunidade e assim dizemos “Eu tomo refúgio na Sangha”.

Ter um amigo calmo, alegre e equilibrado que possa nos compreender e apoiar nas dificuldades é uma grande fortuna. Quando nos sentimos frágeis, deprimidos e impotentes, podemos ir até aquele amigo e, sentando junto com ele, restabelecermos nosso equilíbrio e, mais uma vez, retomamos o contato com a flor e as coisas maravilhosas e revigorantes que existem em nosso redor. Se recebemos os benefícios da alegria que nosso amigo nos traz, podemos revigorar as sementes de sanidade dentro de nós, as quais haviam enfraquecido devido à nossa falta de zale e por termos deixado de regá-las por tempo demasiado. ~Thich Nhat Hanh, Transformação e Curra, Edt. Bodigaya

Uma das maneiras mais fáceis para começar  é iniciar com um grupo que se reúne em um horário regular, uma vez por semana, para ouvir uma das palestras do dharma disponíveis em sites budistas ou audiobooks, segue-se depois por um curto período de meditação sentada (audio aqui)ou andando. Dessa forma, você não tem que, inicialmente, ser um especialista no dharma – basta saber pressionar o “play” do seu CD player ou ipod.

A vantagem para você é que você terá que ouvir mais gravações do que você tocará para o grupo, então rapidamente você se informará mais a respeito do dharma, mais motivado estará para compartilhar  e acolher novos e antigos amigos.

Periodicamente vocês podem organizar-se para viajar e participar dos muitos retiros e workshops promovidos por professores e monges budistas pelo Brasil.

Quando você tiver escolhido um dia e uma hora para o seu grupo nos avise para que possamos ajudar a promovê-lo neste site.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...