A Causa do Sofrimento

Estar vivo em uma forma humana é muitas vezes sentido como uma experiência difícil. Lutamos, sofremos e raramente nos sentimos bem com o mundo e com nós mesmos. O que é esse sentimento de dificuldade? O que causa essa sensação de dificuldade e dor? Qual é a fonte de nosso sofrimento? O que significa sofrer?

Cada momento é cheio de uma sinfonia de sensações, pensamentos e sentimentos. Tome um momento apenas para experimentar o quanto está acontecendo agora: os sons, visões, sensações tácteis, cheiros, sensações internas, pensamentos, sentimentos, a sensação de pressão ou saudade. É impossível compilar uma lista de tudo que você está enfrentando neste momento, porque há tanta coisa. E tudo isso está em constante mutação, transformando-se em um novo conjunto de sensações, pensamentos e sentimentos.

Junto com as sensações e pensamentos aleatórios que preenchem o momento, muitas vezes também existe uma reação interna para o que estamos vivenciando. Na maioria das vezes, estamos internamente ocupados com uma rejeição ou uma tentativa de administrar a experiência que estamos tendo. Esta atividade interna é fruto de esforço e envolve uma tensão e pressão contra algo que estamos experimentando externamente ou internamente. Este esforço interno é a verdadeira fonte de toda a nossa dor e sofrimento.

Esta é a boa notícia, pois significa que nenhuma experiência ou sensação, por si só, pode nos fazer sofrer.

Para que ela se torne dolorosa, temos que resistir a ela ou lutar contra ela. Se nós simplesmente nos permitirmos estar plenamente conscientes da experiência ou sensação que estamos tendo, sem lutar contra ela, o sofrimento ou a dor se foi.

~That is That Essays About True Nature Nirmala

Nirmala é um professor espiritual da tradição advaita. Nirmala vive em Sedona, Arizona, com sua esposa, Gina. Leia uma entrevista com Nirmala aqui.  Mais informações sobre ele e seus livros, incluindo That is That, Essays About True Nature estão disponíveis em http://endless-satsang.com/. Os textos de Nirmala no zafu.blog.br estão traduzidos e publicados com autorização do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...