Enchimento para Zafus

O enchimento que recomendo para os zafus é estopa, do mesmo tipo que usado para polimento de automóveis. Ela dá uma consistência bem firme para o zafu, evitando que ele deforme muito com o tempo com a compactação do enchimento.  Mas de qualquer forma depois que você utilizar seu zafu é importante afofá-lo com as mãos para que ele mantenha a forma. Uma ou mais vezes por semana você pode colocá-lo ao sol indireto para evitar humidade e ajudar na conservação do enchimento.

Para encher estes 2 zafus da foto, foram necessários 9 sacos de estopa, de 500g. O segredo para eles ficarem altos e não baixos com forma de bolacha (como se vê em zafus velhos) é separar a estopa em pequenos punhados e colocá-los aos poucos, distribuindo por dentro do zafu. Conforme o zafu vai enchendo você vai precisar de mais energia, socando ele para distribuir bem o enchimento, uma indicação que ele está bem distribuído é a forma das pregas laterais, que ficam homogêneas, dando o formato característico do zafu.

Para encher os dois zafus desta forma, demorou aproximadamente uma hora. Então aproveite e faça do enchimento do zafu uma prática de plena atenção!

 

Erros de enchimento

Para que o zafu fique com o formato característico dele (1) ele precisa estar bem cheio e com material de baixa compactação. Aqui o exemplo de um zafu cheio corretamente (1):  altura de 22cm, utilizando 2,5 kg de estopa (5 sacos de 500g.).

Já o zafu (2) está parcialmente cheio, fica com uma altura muito baixa (12 a 13 cm), formato de “bolacha”.

 Um zafu com este formato ou foi enchido com pouca estopa ou com espuma. No zafu (2) foram utilizados apenas 1,5 kg de estopa (3 sacos de 500g.)

zafu cheio e zafu "bolacha"

Onde conseguir a estopa?

– supermercados (seção de autopeças).

– postos de gasolina.

– lojas de auto-peças.

– lojas de ferragens e/ou tintas.

Há a estopa branca (utilizada para polimento) e a estopa azul (usada somente para limpeza), para encher seu zafu você pode usar qualquer uma das duas, geralmente a azul é mais barata (mas tem o inconveniente de manchar suas mãos, pois solta tinta).

Flocos de Espuma:

Se o seu zafu foi apenas decorativo, você pode enchê-lo com flocos de espuma, vai ficar muito bonito.

Mas se usar para meditar, sentando nele todo dia, ou várias horas por dia num período intensivo como em retiro, você vai notar que a espuma se acomoda e compacta com muita facilidade e seu zafu vira um “zafu bolacha”.

Dúvidas clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...