Sentando Corretamente

Estas duas imagens acima ilustram de forma bem clara uma postura adequada e uma inadequada para uma meditação prolongada.

Postura Inadequada - pelvis em retroversão

Na imagem A (fonte: Anatomia da Yoga) os joelhos estão acima da pélvis, altos do solo. Ao sentar desta forma a pélvis projeta-se para trás em retroversão. Músculos das pernas, coluna e pescoço tem que trabalhar contra a gravidade para manter a postura, o que causa desconforto, instabilidade, cansaço e dores.

Postura Adequada - Pelvis em anteversão

Na imagem B (fonte: Anatomia da Yoga)os joelhos estão abaixo da pélvis, próximos do solo. O uso de um apoio sob os glúteos permite a anteversão da pélvis. Com a pélvis projetada para frente a curvatura lombar mantem-se em posição neutra e o peso da cabeça poder ser sustentado com pouco esforço.

Fonte: Anatomia e Fisiologia Aplicada ao Hatha Yoga

Quanto maior a flexibilidade, menor pode ser o apoio. Pessoas menos flexíveis podem iniciar com um zafu mais alto (ou uma almofada auxiliar sob o zafu) e conforme aumente a flexibilidade passam a sentirem-se mais confortáveis com um zafu médio ou baixo.

Note nas imagens abaixo exemplos de fotos esteticamente bonitas, mas com postura incompatível para uma prática sentada confortável e consistente.

Meditation - Higher Ground

Pelvis retrovertida, joelhos acima dos quadris, lombar curvada

meditation

Joelhos acima do solo, sem apoio

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