PÃO ORAÇÃO

Give Us Today Our Daily Bread

Receita de Pão do Alexandre*

PÃO ORAÇÃO

Aqueça o forno (o coração já deve estar aquecido desde o início). Coloque o pão para assar por uns 40 minutos. Esse tempo pode ser aproveitado para uma história, um chamego, uma leitura ou um banho quente. Ou outra coisa bem boa que você escolher.  Aproveite o cheiro delicioso e compartilhe com amor.

Ingredientes:

– 1 1/2 copos de água

– 2 1/2 colheres (chá) de manteira

– 1 1/2 colheres (chá) de sal

– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

– 2 copos de farinha de trigo branca

– 2 copos de farinha de trigo interal

– Grãos de gergelim torrado e linhaça

– Uma janela aberta para para uma paisagem bonita – uma boa imaginação substitui bem.

Primeiro, pense na importância desse tempo que você vai usufruir fazendo pão. Se inspire e pense em fazer com que momentos como este se multipliquem na sua vida e que sirvam também para outros afazeres prazerosos.

Derrame a água numa vasilha e aproveite para pensa no longo caminho que ela percorreu até sair da sua torneira. E também que um dia já foi nuvem.

O fermento deve ser dissolvido com veneração num pouquinho de água morna e, depois de algumas palavrinhas mágicas, diluído na água toda.

Acrescente a manteira, o sal e o açúcar e reflita sobre o contraste dos sabores, o quanto é preciso associá-los.

Inclua a farinha branca e a integral e perceba como é com ter cada vez menos preconceitos.

Vá misturando tudo, mexendo e batendo a massa com paciência e algum sentimento que de preferência seja alegria, mas não necessariamente. Neste momento, cantar ajuda muito. Se estiver triste aproveite para chorar – se pingar alguma gota na vasilha, tanto melhor.

Acrescente os grãos de gergelim torrado e linhaça e continue misturando e batendo. Se alguém muito querido estiver por perto, reveze para bater um pouco mais a massa e troque uns beijinhos durante o processo.

Escolha uma forma mais arredondada ou mais comprida e, numa carícia, molde a massa. Observe o movimento do seu gesto, das palmas das mãos, dos dedos.

Cubra com um pano seco.

Deixe descansar e crescer e faça o mesmo com você.

Aqueça o forno (o coração já deve estar aquecido desde o início).

Coloque o pão para assar por uns 40 minutos. Esse tempo pode ser aproveitado para uma história, um chamego, uma leitura ou um banho quente. Ou outra coisa bem boa que você escolher.

Aproveite o cheiro delicioso e compartilhe com amor.

* Receita do Aluno Alexandre, do 3º Ano da Escola Pólen (Waldorf) de BH. Livro “Receitas e Orações dos Alunos do 3º Ano – 2011.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...