Meditação, postura e Yoga

zafus_stock

Recebemos aqui com uma certa frequência consultas sobre qual seria o zafu adequado para cada pessoa. Em geral a pessoas perguntam qual o zafu adequado para sua estatura.

O que geralmente respondo é que a espessura do zafu está mais relacionada com a flexibilidade da pessoa do que propriamente com a sua altura e peso.

O zafu que fornecemos através do blog, tem uma altura de 17cm que tem se mostrado uma média bem adequada a maioria das pessoas. Mas um recurso adicional que também é muito frequente é iniciar a prática usando dois zafus, um em cima do outro, e depois conforme aumenta a flexibilidade do corpo, passam a utilizar apenas um.

2_zafus

Há também o modelo inflável, no formato meia-lua (http://zafu.blog.br/topics/2725) que é bem confortável para um iniciante, especialmente para longos períodos. Mas devido à relação da estatura da pessoa x flexibilidade, mesmo neste modelo a pessoa pode ter a necessidade de colocar algo por baixo do zafu (um livro, cobertor dobrado ou mesmo uma almofada comum) para ajustar o quadril em um ângulo adequado e confortável (http://zafu.blog.br/topics/2710)

O momento da meditação certamente não é a hora de extender os limites do corpo (isso deve ser feito antes da prática, através de alongamentos, principalmente). Mas o simples fato de manter uma regularidade no sentar faz com que o corpo gradativamente se adapte à postura, permitindo maior conforto.

Algumas sugestões de alongamentos bem interessantes estão neste post: http://zafu.blog.br/topics/387.

YogaForZen

E para os praticantes de meditação que estejam interessados em incluir o Yoga em sua rotina de prática, como meio de ampliar a capacidade de ficar sentado confortavelmente por longos períodos o Hatha Yoga pode ser muito útil. Eu pessoalmente pratico e recomendo uma sequência de hatha yoga chamada Série da Cintura Pélvica, desenvolvida pelo Prof. Danilo Santaella, neste link você poderá acessar esta e outras séries deste professor: http://mahananda.com.br/produtos.asp?pagina=4

Tomei contato com o o Prof. Danilo durante o curso de Capacitação em Yoga do IEPY de 2013. É um excelente curso que também recomendo a todos que tenham a possibilidade de fazê-lo. Neste link você tem acesso aos cursos de capacitação em Yoga do IEPY. Sendo divulgador da filosofia do Kaivalyadhama Yoga Institute no Brasil, a abordagem do IEPY é estabelecer uma didática que tenha por objetivo capacitar o praticante para a atingir o estado meditativo e incorporá-lo em sua vida diária.


logo_iepy healinglogos

 

“Alcance uma boa saúde através da prática de Asanas e Pranayama. Sem boa saúde, como você pode ganhar a vida, como você pode ter sucesso em qualquer empreendimento, como você pode se sentar para meditar?” Swami Sivananda, Amrita Gita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...