Sambhava, a verdade de Shiva,

Há algumas pessoas que vivem suas vidas com uma abundância de energia positiva. É um prazer conversar e trabalhar com essas pessoas. Mesmo em situações extenuantes você tenderá a se sentir mais calmo na presença delas. A razão disso é que elas conseguiram encontrar algo que muitas pessoas não têm em nosso mundo ocupado – eles encontraram sua Sambhava ou Paz Interior.

Todos nós desejamos a felicidade e procuramos por ela de muitas maneiras. Mas o que poucas pessoas sabem é que a felicidade está dentro de nós mesmos. E quando você capacita sua mente, você realmente pode se tornar o dono de uma paz interior que, agora, pode estar oculta para você.

O que podemos aprender com Shiva é que a felicidade e paz interior, Sambhava, é uma escolha que cada um de nós deve fazer. Você é livre para escolher como você vai abordar todas as áreas da sua vida – em tempos bons e ruins. Por exemplo, quando as coisas não saem do seu jeito, você pode sempre optar por refletir sobre a situação! Mas a minha pergunta é a seguinte: como será que isso ajudará você?

Vamos descobrir diretamente com Shiva como escolher pela Paz Interior no leva à vitória – mesmo em um jogo de dados!

Um jogo de dados

shiva_cheats_parvati_in_the_game_of_dice_hb67

Para divertir-se Shiva e Parvati muitas vezes jogavam dados. Para tornar o jogo mais interessante Shiva sugeriu que o vencedor do jogo tivesse o direito de pedir algo para o perdedor. Parvati concordou com a aposta, e Shiva, infelizmente, perdeu o jogo.

Shiva ficou decepcionado até que Vishnu apareceu e pediu-lhe para jogar outro jogo, dizendo que ele iria garantir a vitória de Shiva. Com o apoio da Vishnu Shiva realmente ganhou. Parvati ficou intrigada sobre o seu sucesso repentino e acusou o marido de trapacear.

Neste momento, Vishnu apareceu e contou que era ele quem estava controlando o movimento dos dados. Ele também revelou um segredo cósmico, “Neste jogo nem tinha Parvati tinha perdido Shiva tinha ganho, o jogo era uma mera ilusão e suas brigas eram nada além de uma mera ilusão”.

Após esta pecepção Shiva e Parvati compreenderam desta forma, que a vida é como um jogo de dados. Qual o caminho ela vai seguir está às vezes além do nosso controle. Tudo o que se pode fazer é manter uma sensação de paz interior, continue jogando o jogo e dando o seu melhor.

O Significado

Uma lição curta, mas extremamente importante para a vida está escondida nessa história. Quando você entende que jogar dados é uma metáfora usada para eventos que moldam sua vida, você pode ver como Shiva e Parvati aceitaram essa situação: Eles entendem que a vida pode as vezes se desenvolver fora do nosso controle.

O que é mais importante, então, é a sua atitude. Uma vez que você pode sempre optar por jogar outro jogo, (e de fato de voltar a jogar é sempre a melhor alternativa disponível). Encontre o seu Sambhava e seguir em frente!

Assim, apesar de você poder ter tido perdas no passado, certamente não é o fim da vida. O que você deve fazer é escolher a Paz Interna, lançar os dados novamente, e continuar. A vida tem muito mais a oferecer quando você quando traz para sua vida um estado relaxado, calmo da mente.

 

~Dra. Nilima Chitgopekar, in A Verdade de Shiva – Sambhava

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...