Meditar é bom para o coração

 

A principal causa de ataques cardíacos no mundo ocidental é aterosclerose. Em termos leigos ela é freqüentemente chamada de “endurecimento das artérias”. A principal causa desta situação é uma placa que recobre as artérias, que é essencialmente composto de gordura, colesterol e cálcio. Esta localizada no interior das suas artérias endurece com o tempo e acaba por estreitar suas artérias. 

Em muitos hospitais no Reino Unido, os pacientes que sofreram do um ataque cardíaco recebem um pacote de cuidados adicionais. Fazem parte do pacote informações sobre dieta, exercício e stress. A principal forma usada para ensinar-lhes como gerir o stress é através da inclusão de CDs sobre meditação e relaxamento.O poder da meditação tem sido clinicamente comprovado para reduzir a pressão arterial em até 10 pontos. Além disso, é alegado que a Meditação Transcendental é a mais eficaz forma de meditação. 

Muitos dos outros benefícios da meditação são menos fáceis de mensurar, entretanto, a partir dos relatos mais comuns, existem muitos benefícios, tanto na saúde, como espirituais. Alguns deles incluem um maior nível de contentamento e paz interior, a melhoria da criatividade, a melhoria da concentração e uma melhor função imunológica.

Meditação é fácil de fazer e tudo o que é necessário é que você reserve 30 minutos por dia em algum lugar em sua casa longe de qualquer distração. Para começar, vá à sua biblioteca local e apanhe alguns livros sobre ioga ou meditação. Existem também alguns poucos bons web sites dedicados ao tema. O principal problema que você pode enfrentar é que entre os poucos bons sites você pode encontrar alguns sites especificamente dedicados a aliviar o peso da sua carteira e fornecer-lhe em troca pouca informação.

Apesar de não ser essencial, antes de você começar a meditação, você deve escolher um Mantra. Um Mantra é um som que lhe ajuda a concentrar, concentrar e esvaziar a mente. Faz com que os seus sentidos se afinem e facilita a você a entrar em um estado de profunda meditação. Uma maneira fácil de começar é escolher um Mantra simples como o som “OOOOOOOOOOOOM”, repetido vezes sem conta.

O próximo passo da meditação é encontrar um lugar calmo para se sentar, onde você não seja perturbado. Sente-se, quer no chão ou numa cadeira, tente escolher uma posição sentada que permite a sua coluna estar quase reta e com sua pélvis ligeiramente inclinada para frente. Você também pode utilizar uma almofada, e sentar-se na beira da almofada, inclinando a sua pélvis. Permita que a tensão a seja liberada ao relaxar cada parte do corpo, iniciando com a cabeça e continuando em direção de seus pés. 

Uma vez que você esteja sentado confortavelmente, feche seus olhos, respire profundamente, permita que seu diafragma (barriga) expanda à medida que você inala e expanda à medida que você exala. Enquanto você faz isso repita o Mantra em voz alta. Continue fazendo isso por alguns minutos.

Continue repetindo mentalmente o seu Mantra e tente não forçar a sua concentração nele. Ele deve surgir com facilidade e sem esforço. Em breve a sua mente se esvaziará.

Para ser realmente eficaz, deve meditar duas vezes por dia, logo pela manhã antes do café da manhã e à tarde antes do jantar.

 Que a paz esteja com você e feliz meditação. 

~Suzane E. Morrison, Meditation is Good for your Heart

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